4 de ago. de 2011

Os ventos da mudança sopram mais fortes

Desde que eu descobri o SL, mais ou menos em 2003<1>, eu me impressiono com a qualidade e a flexibilidade dele. Depois de um tempo eu comecei a acreditar que SL não era só um setor, ou um movimento de malucos, mas uma nova indústria. Não apenas uma extensão da indústria de software, mas uma completamente diferente, com outras regras e outros paradigmas.

Bom, eu sou físico, e não tenho muita habilidade em transformar essas percepções em conclusões embasadas em fatos - até porque me faltam fatos.

Acabei de ver um artigo da revista Business Insider, indicado por um colega de Serpro, que demonstra exatamente isso. O autor, Mark Suster, entende do traçado: ele é um capitalista de risco (VC) há muito tempo, e experimentou em primeira mão a mudança de mercado causada pelo fortalecimento do movimento de SL.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Não vou traduzir o artigo inteiro, vou apenas destacar alguns pontos interessantes:
  • O Sr. Suster criou sua primeira empresa de informática em 1999, e gastou 10 milhões de dólares (entre hardware, storage, hosting, licenças de software e outros insumos). Ou seja, para abrir uma empresa razoável, um capitalista de risco precisava de qualquer coisa nessa faixa.
  • A popularização do LAMP mudou o jogo: de repente, 90% do dinheiro das licenças estava disponível para investimento em outras coisas!
  • Com software de qualidade e disponível em número infinito de licenças, ficou mais barato manter uma fazenda de servidores pequenos e ordinários ("nuvem"?), que manter as cada vez maiores e mais caras máquinas dedicadas.
  • Graças à essa situação, um conceito de nuvem (ou grid) condensou-se: empresas começaram a oferecer serviços "na nuvem" (como o Salesforce.com) e algumas a oferecer serviços genéricos, na forma de nuvens (de processamento, de armazenamento etc.)
  • A Amazon.com é o maior expoente desse último: S3, EC2, A9... O Amazon Web Services (AWS).
Qualquer empresa que queira uma infraestrutura confiável, armazenamento etc. pode se virar com pouco dinheiro, contratando a AWS.

Resumo da  história: se antes eram necessários US$5M para abrir uma empresa, hoje pode ser feito com US$500K - 10%!!! Com o mesmo dinheiro que se abriu uma, hoje se abrem 10!

O Sr. Suster conclui sua análise comentando as empresas de "Micro VC", ou seja, micro capital de risco, e saúda essa novidade como a mudança mais importante da indústria de VC.

E na raiz dessa mudança?

Software Livre.

Na minha opinião, SL é o microchip do software (visão que eu aprendi com Michael Tieman), e essa é a mudança mais importante da indústria de software até hoje.


<1>: Eu conheço o Linux desde 1991. Mas só fui entrar na onda do SL em 2003, com o FF 1.5 e o OO 1.5.

    2 comentários:

    1. Até gosto muito do SL, mas o defeito do software pago não é ser pago - é ser absurdamente caro. Oracle, IBM, Microsoft, entre outras gigantes, cobram cifras absurdas pelos seus sistemas. São R$ 500 em um upgrade do Windows! O Linux é gratuito e o Mac OS, com qualidade igual ou superior (a interface, pelo menos, é bem melhor e mais rápida) custou-me uns R$ 60 para atualizar (pouco mais que 10% de um Windows, variando com o dólar) e fiquei mais feliz com o upgrade do que todos os "yum update" que fiz na minha vida.

      Tem também os softwares na "zona cinza": Open Source com versão enterprise paga. Na minha opinião, o melhor modelo possível. Quem não tem dinheiro ou topa não ter SLA, usa a versão Open. Quem tem dinheiro e quer SLA, paga um valor simbólico. A comunidade empurra pelo lado Free e o capitalismo puxa com prazos pelo lado pago. Essa sinergia faz o software evoluir bastante. Claro que, IMHO, só funciona se a versão free não for muito fraca e a versão paga tiver realmente vantagens.

      ResponderExcluir
    2. A mudança causada pela Amazon não teria sido possível com software proprietário não porque ele é caro, mas porque ele é fechado. Ser caro não impede de se criar um EC2 ou um S3 - o ganho de escala paga o investimento. Mas ser fechado, sim. A IBM, a HP e a Oracle, sozinhas, detêm softwares suficientes para fazer a mesma coisa que a Amazon, entrar nesse mercado e bater em todo mundo. E porque não fizeram? Essa é a pergunta de US$1M. ;-)

      ResponderExcluir